O Vietnã ainda sofre consequências por causa do herbicida agente laranja.
A guerra do Vietnã foi um conflito armado violento. O evento ocorreu de 1959 até 1973 no território dos países hoje Laos, Camboja, Vietnã do Norte e no Vietnã do Sul, essa guerra é contextualizada como um evento da Guerra Fria. E mesmo depois de 49 anos após a guerra, o Vietnã sofre uma consequência do conflito, e essa consequência é o “agente laranja”, que foi um herbicida usado pelo exército americano na guerra do Vietnã”. O agente laranja que de acordo com Wikipédia é um “herbicida e desfolhante químico”. O agente laranja é uma substância tóxica e durante a guerra e causou a morte de alguns soldados e habitantes do Vietnã.
Hoje os solos do Vietnã ainda têm resíduos deste herbicida. O trecho de uma reportagem escrita por Miguel Ángel Criado publicado no dia 16 de março de 2019 no jornal brasil.elpais afirma que “O solo de outras 16 bases aéreas americanas tanto no Vietnã como na Tailândia está contaminado”, essa contaminação, contribui de uma má forma para o solo, nesse caso a biodiversidade dentro da terra também é afetada por conta da química encontrada na fabricação desse herbicida e também nas plantações de trigo, arroz que morrem após um tempo em contato com este solo contaminado.
Foto dos impactos causados pelo agente laranja em 1962, foi postada por Miguel Ángel Criado no site brasil.elpais
O agente laranja afeta o solo do Vietnã. Devastou várias florestas vietnamitas, em um total de 17,8% da área florestal total, segundo descrito em uma reportagem escrita pela farmacêutica e bioquímica Camilla Colasso. Também segundo a reportagem da farmacêutica e bioquímica Camilla Colasso os impactos que essas florestas contaminadas podem causar aos seres humanos que vivem envolta de uma área como uma floresta contaminada podem ser “Teratogênese, Carcinogênese,Comprometimento neurológico, “Distúrbios hormonais em ambos os sexos e Alteração no sistema imunológico”.
O agente laranja trouxe problemas para a população do Vietnã. Segundo um artigo publicado por Breno Altman no dia 3 de maio de 2010 no site operamundi “Os aviões norte-americanos arrasaram até 25% das florestas do país “. E isso é ruim porque contribui de uma má forma, não só a população de um modo como a falta de oxigênio e de recursos alimentícios, como para a biodiversidade do país que também é afetada pela química utilizada na fabricação do herbicida.
Os impactos deste herbicida hoje são semelhantes aos de antigamente, como o solo contaminado, as florestas devastadas, entre outros. Porém os impactos hoje são reduzidos, e com chances cada vez menores desses componentes químicos se alastrar ou causar danos ao meio ambiente ou aos seres humanos e animais.
