Hoje veremos alguns impactos, físicos e psicológicos, que alguns sobreviventes do 11/09 sofreram e o que esses impactos afetam a vida deles até hoje.
Matheus Arraz
O dia onze de setembro de 2001 ficou conhecido por conta do atentado terrorista às Torres Gêmeas (World Trade Center), por conta da colisão de dois aviões, esse atentado é sobre uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos, que foi controlado pela Organização Fundamentalista Islâmica Al-Qaeda.
Artie Van Why
De acordo com o site: Correio Braziliense, Artie Van Why, que hoje em dia é um senhor idoso de 68 anos, funcionário de uma firma de advocacia em frente ao World Trade Center, que esteve no atentado terrorista do dia 11/09, foi diagnosticado com transtorno do estresse pós traumático, pouco tempo depois do atentado, em seu depoimento, ele diz que sofre com isso até hoje e que o atentado do 11/09 mudou sua vida, ele assistiu e ouviu coisas horríveis: “Fui diagnosticado com transtorno do estresse pós-traumático pouco depois do 11 de Setembro e sofro com isso. O atentado mudou minha vida rapidamente. Saí do emprego que eu tinha em frente ao World Trade Center. Não poderia descer, dia após dia, e me deparar com os escombros fumegantes onde estavam as Torres Gêmeas. Não lidaria emocionalmente com isso.” Além disso, após o atentado, ele se mudou para Pensilvânia, para morar com seus pais, ele precisava de apoio e ajuda após esse grande impacto psicológico.
Kayla Bergeron
Fonte: https://www.c-span.org/person/?75393/KaylaBergeron
De acordo com o site:Estadão Internacional , Kayla Bergeron é uma senhora de 58 anos de idade, diretora do Programa Conexão Forsyth, uma organização comunitária que visa ajudar dependentes químicos. Hoje, vive em Suwanee (Geórgia) e falou sobre o infeliz acontecimento do 11/09, ela, em 2018, como o Artie Van Why, também foi diagnosticada com transtorno de estresse pós- traumático, em seu depoimento, ela diz que na hora do atentado ela estava na torre norte, no 68º andar e que foi uma das últimas a se retirar do prédio, ela viu coisas amedrontadores, sirenes tocando para todo lado, e várias pessoas ensanguentadas, tanto que ela viu uma pessoa que o crânio estava totalmente exposto e ela também disse que está se recuperando até hoje: “As cenas mais impressionantes que guardo envolveram pessoas ensanguentadas, incluindo policiais e bombeiros. Logo depois que consegui deixar o World Trade Center, a Torre Norte caiu. Uma nuvem de fuligem negra e espessa engolfou Manhattan, enquanto eu corria para salvar a minha vida, subindo 16 quarteirões, até o Túnel Holland.”
Lauren Manning
Lauren Manning, atualmente com 61 anos de idade, que em 2001, no ano do atentado, dirigia a Divisão Mundial de Dados de Mercado da corretora Cantor Fitzgerald, foi a seu emprego no World Trade Center no dia de 11/07. Quando chegou em seu emprego, ela se mostrou muito ansiosa para começar a trabalhar, pois pouco tempo atrás ela havia tido filhos, porém pouco tempo depois quando olhou para cima viu o segundo avião atingindo a Torre Sul, ele viu e sentiu a chama que se espalhava pelo prédio, preocupada e pensando no bem estar de seus filhos, sua consciência começou a gritar pelo nome de seus filhos e pensou “eu não vou desistir agora, eu não posso deixar meus filhos para trás…” E após ter resistido muito foi resgatada e diagnosticada com 82,5% de queimadura corporal, ela ficou três meses na UTI para aprender a andar novamente.
Fonte: https://www.nytimes.com/2008/09/10/nyregion/10injured.html
Nancy Suhr
Fonte: https://www.cbc.ca/player/play/1937048643774
Nancy Suhr tinha um marido, ele se chamava Danny, ele era um bombeiro de NY, e infelizmente faleceu enquanto fazia o resgate da Torre Sul. A sua morte ocorreu por conta de um impacto por uma pessoa que se jogou da janela, para tentar fugir das labaredas, ele e Nancy tinham um relacionamento maravilhoso e saudável, Nancy ficou muito abalada com a morte de seu marido, pois para ela, ele era a pessoa que mais importava em sua vida.
Antes da morte de seu marido Danny, um amigo de Danny do corpo de bombeiros, o Brian, ligou para ela e disse que Danny se machucou feio, também falou que iria buscá-la, quando chegaram no hospital, Brian teve que voltar no World Trade Center, para ajudar as pessoas que estavam na Torre Sul.
Quando Nancy foi entrar na sala que seu marido estava os médicos não deixaram ela entrar na sala em que seu marido estava, pois havia muitas cenas fortes, porém após um tempo, Danny começou a chamar pelo seu nome, com uma voz fraca e diminuindo aos poucos, depois que ele parou de ouvir, ela correu para dentro da sala, e abriu todas as alas, perguntando onde estava Danny, quando ela se encontrou com Danny, ele disse enquanto chorava que seu amigo Brian se foi, seus batimentos foram diminuindo e após poucos minutos ele faleceu. Após isso ela quebrou seu coração e se acabou de chorar, ela disse que nunca vai esquecer desse momento.
