21 ANOS DESDE A TRAGÉDIA DO DIA 11 DE SETEMBRO: AMERICANOS PRESTAM HOMENAGEM

No dia 11 de setembro deste ano, completou-se o 21º aniversário do pior ataque terrorista dos Estados Unidos, por isso milhares de pessoas, a maioria Americanos, se reuniram perto do museu e do memorial (National September 11 Memorial & Museum) para prestar homenagem aos 3.000 falecidos do acidente. Durante o evento, uma boa quantidade de Americanos, ficou dois minutos em silêncio nos exatos horários 8:46 e 09:03, que foram os horários que os aviões sequestrados por terroristas colidiram com as torres gêmeas. 

Familiar de vítima do ataque do 11/09 chora ao ver escrito o nome do parente, fonte: G1, Reuters

De acordo com o G1, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, participou e discursou em outra cerimônia no Pentágono. Em seu discurso, ele relembrou a mensagem que a rainha Elizabeth II enviou na época da tragédia. “Depois de 21 anos nós mantivemos nossa promessa de nunca esquecer. Vamos manter na memória e a lembrança de todas as vidas que foram roubadas naquele dia. É bom se lembrar. As memórias nos ajudam a curar, mas também podem abrir as feridas e nos levar de volta para aquele momento, quando o luto estava em carne viva, que você pensa em tudo o que poderiam ter feito, as experiências que perderam juntos, os sonhos que deixaram de viver”

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos discursando sobre o ataque de 11 de setembro de 2001, fonte:     o Globo

De acordo com a operação da CNN, A Pensilvânia também fez minutos de silêncio e tocou sinos, honrando as vítimas do ocorrido. A primeira dama dos Estados Unidos, Jill Biden, foi se pronunciar em Shanksville, uma cidade da Pensilvânia onde um avião terrorista acabou caindo em 2001, como parte do mesmo ataque. “O ataque mexeu como todos nós, mudou todos nós. A tragédia nos lembra que, com coragem e gentileza, podemos ser uma luz na escuridão” disse Jill.

No meio da multidão, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, participou da homenagem e depois dos minutos de silêncio, ela e todas as outras pessoas ouviram a longa lista de nomes dos falecidos, de acordo com France Presse. Leslie Albert filha de uma das vítimas fala sobre a ausência de seu pai, depois de ouvir os nomes dos falecidos “Enquanto a dor desaparece um pouco com o tempo, a ausência permanente do meu pai é tão palpável como sempre” segundo UOL notícias. No dia anterior, 10 de setembro, Nova Iorque foi iluminada com um tributo de luz, criando dois feixes de luz azuis apontados para o céu fazendo a forma das torres gêmeas 

Em homenagem criada a partir de feixes de luzes azuis fazendo o formato das Torres gêmeas, fonte: Rove

Kamala Harris ( vice-presidente dos Estados Unidos) e políticos ouvindo a grande lista de nomes das vítimas, fonte: G1,Reuters

A homenagem não ocorreu só nos Estados Unidos, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia que teve o país foi atacado pela Rússia em Fevereiro desse ano, tuitou a seguinte frase nas redes sociais “A Ucrânia, que enfrenta ataques de mísseis diariamente, sabe bem o que é terrorismo e se solidariza sinceramente com o povo americano” conforme a UOL noticías.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *