Muitos vietnamitas estão nos EUA devido aos familiares que migraram para o país na época da Guerra do Vietnã
Na época da Guerra do Vietnã, muitas pessoas migraram para os EUA, buscando refúgio da situação e melhores condições de vida, levando a 2.2 milhões de vietnamitas a migrarem para o país.Los Angeles é a cidade nos EUA com o maior fluxo migratório de pessoas do Vietnã. Portanto, ainda 25 anos depois da Guerra do Vietnã ocorre a circulação de vietnamitas nos EUA.Mais de 26.000 de vietnamitas migram para os EUA. Além disso, eles acabam não tendo condições financeiras para migrarem legalmente, por isso enviam algum familiar, fazendo com que familiares vietnamitas-estadunidenses possam visitar suas famílias praticamente todo ano no Vietnã.
De acordo com o site “New York Times“, Nguyen Xuan Hien,de 74 anos, disse:”Eu iria para os EUA se tivesse dinheiro”, quando estava levando a sua neta, para encontrar com os seus pais em New Orleans, nos Estados Unidos.Os imigrantes dizem que eles migram para os EUA para irem atrás de um sonho americano de prosperidade e educação, sendo uma triste situação até para os próprios vietnamitas terem que encarar a realidade de pobreza.
“Vai sobreviver a todos nós,acho que ninguém em 1975 pensou que duraria mais do que alguns meses ou alguns anos. Mas aqui estamos, todos esses anos depois, vendo não apenas os últimos vestígios, mas uma nova manifestação dessa migração.”afirma W. Courtland Robinson, autor de um livro recente sobre o êxodo de refugiados do Vietnã.
A população imigrante vietnamita é o quarto maior grupo de imigrantes asiáticos nos Estados Unidos, depois da Índia, China e Filipinas.A maioria dos imigrantes são do sul do Vietnã, ex-aliado dos EUA contra o norte comunista.Também para ajudarem a população vietnamita,os EUA se tornou uma das principais fontes da adoção de crianças vietnamitas, levando até 717 pessoas a irem para o país para encontrarem sua nova família, melhorando suas condições de vida e o aumento de imigrantes para os EUA.

Muitas famílias tiveram que se sacrificar muito para darem futuro aos seus filhos, como por exemplo o vietnamita Charlie Quy Ton , que faz faculdade de engenharia química.Sua mãe o colocou em um barco de madeira, para que ele tentasse ir a sorte aos Estados Unidos, quando tinha 14 anos Hoje está reformando o barco que acompanhou todo o seu percurso, depois de parar na Filipinas e seguir para o continente americano.Nos dias atuais ele está com um emprego e com a sua esposa vietnamita cabeleireira que resolveu investir no salão,contando com o mercado brasileiro para atingir suas metas futuras.“É preciso pensar sempre em como o negócio estará daqui a dez anos.Estou aqui para conquistar esses sonhos”, diz Charlie.
Os fluxos migratórios ainda ocorrem de maneira às vezes organizada ou perigosa,por conta da migracao ilegal que é uma coisa muito arriscada de se fazer, na maioria das vezes as famílias não tinham escolha de migrar ou enviar algum membro da família, sempre pensando em um futuro melhor. Essa situação é complicada para a população, e é uma triste realidade da migração ocorrer nesse país por medo e por uma ruim situação financeira.
