Adolescente cria forma mais barata de detectar câncer no pâncreas e dois outros tipos de câncer

Ele ganhou prêmio de $75,000 dólares com sua invenção

Por Gabriel Lee Williams

Adolescente de 15 anos, Jack Andraka, em 2012, criou uma forma barata de detectar 3 diferentes tipos de câncer, incluindo um deles o tipo de pâncreas, e ganhou o prêmio do Gorden E. Moore no International Science and Engineering Fair (Feira Internacional de Ciências e Engenharia). A morte do amigo da família dele, que era considerado um tio para ele, inspirou o menino a fazer essa invenção. Ele teve essa ideia quando o professor estava falando sobre anticorpos e que depois de ter lido um artigo sobre nanotubos de carbono, que é um tubo feito de carbono com diâmetros normalmente medidos em nanômetros

A invenção do Jack Andraka  é 168 vezes mais rápida,  26000 vezes mais barata e 400 vezes mais sensível do que a ELISA, que é um outra forma de detectar câncer. Ele também é 20% para 50% mais correto do que o teste CA19-9, que é um teste para identificar a presença da proteína no sangue e ajudar no diagnóstico de certos tipos de câncer, e acima de 90% detecção de mesotelina, que é uma glicoproteína. Mas, há vários anos de testes necessários para determinar se o dispositivo novo seria sensível e específico o suficiente com o teste de tela para o câncer pancreático.

Jack escreveu um protocolo experimental e enviou por e-mail para 200 professores, 199 rejeitaram e apenas um aceitou. Apenas Maitra respondeu. “Foi um e-mail bem estranho,” ele se lembra. “Eu não ganho e-mails assim de pós-doutorado, especialmente um aluno de ensino médio”. O doutor chamou o Jack  para o seu laboratório para observar a sua invenção.

Andraka desenvolveu um papel sensor que contém nanotubos de carbono e anticorpos que detectam mesotelina em uma única gota de sangue, sinalizando a presença de câncer pancreático nos estágios mais iniciais.

Agora  Jack está trabalhando com um grupo de adolescentes (Gen Z)  no Qualcomm Foundation Tricorder X Prize, que é um uma competição com o objetivo de estimular a criação e desenvolvimento de um equipamento capaz de fazer o diagnóstico imediato.

A invenção do Jack Andraka é um papel sensor. Ele fez sua invenção aos 15 anos

Esta entrada foi publicada em Notícias, Português e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *