Como as mulheres mudaram o presente

como a posição das mulheres mudaram o seu próprio futuro, mas o preconceito ainda continua

As mulheres desde os tempos antigos lutando pelos seus direitos, traçando uma luta pela justiça ainda nos dias de hoje. Esse movimento foi se desenvolvendo e dando voz a essas mulheres. E um movimento histórico que luta por igualdade que foi tirada das mulheres ao decorrer dos anos

Entendendo isso podemos compreender toda a história dessa luta e o porque ela importa. E a marca que ela tem hoje e tudo a que compõe. E sobre as pessoas que participaram e participam. 

A luta, que mesmo tendo passado por diversos eventos e tendo passado por muitas gerações, ainda continua unida e com o mesmo objetivo. Atualmente, o movimento já está espalhado por diversos cantos do planeta, mesmo em alguns países que são contra o movimento. Recentemente, houveram diversos relatos e protestos contra os poucos direitos das mulheres em alguns países árabes. De acordo com o site Público, entre os cinco países dois deles são no oriente médio, sendo eles Iêmen e o Afeganistão.

mapa sobre a desigualdade de genero. https://acervo.publico.pt/multimedia/infografia/titulo-212

O motivo por exemplo poder ser cultura, religioso ou algo passado de geração em geração. Lá as mulheres são submetidas a alguns tipos de condutas, muitas delas contra a sua própria vontade. A org. Instituto da Cultura Árabe tem a seguinte fala: “Acredito que essa imagem tenha mais a ver com machismo do que com qualquer religião ou grupo específico.  Um fato é que, em alguns grupos religiosos, existe o ensinamento de que o homem está um pequeno degrau acima da mulher, no sentido de ter o papel de provedor e protetor da família, além de condutor da família nas questões religiosas.  Onde isso acontece, há um equilíbrio de forças; o homem conduz uma parte da estrutura familiar e a mulher, outra. Infelizmente, há grupos ou pessoas com idéias machistas, que interpretam esta questão como autorização para humilhar e submeter a mulher.’’ Porém, não e so nesses países que a repressão pode ser vista. No Brasil a pouco tempo atrás a mulher ainda era repreendida. Um dos modos de resistência e algo incomum para o seu tempo foi o Jornal das Senhoras. Em um artigo publicado pela UFSM informa que: ‘’O principal objetivo dessa revista era promover a emancipação moral e intelectual da mulher.’’

e que o jornal foi o primeiro escrito para as mulheres e feito por mulheres. Infelizmente o jornal não existe nos dias de hoje. Assim o mundo tem cada vez mais perdendo esse preconceito estrutural que tínhamos. 

As mulheres tiveram um importante papel em sua própria história, mudando e fazendo coisas para que aquele preconceito acabasse. Fazendo coisas que não era comum para elas fazerem em suas respectivas épocas.

Esta entrada foi publicada em 7th Grade, Português, Reportagens e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *